top of page

Como explicar o Alzheimer para crianças e adolescentes

Quando um ente querido é diagnosticado com a doença de Alzheimer, toda a família é afetada. E de maneiras que vão muito além da prestação de cuidados. Descobrir como explicar a doença de Alzheimer para os netos pode ser particularmente desafiador. A imprevisibilidade da mudança de comportamento de um avô pode fazer com que crianças e adolescentes se tornem temerosos e incertos. Um avô pode se lembrar do nome de um neto um dia e não saber quem ele é na próxima visita.


É montanha-russa de mudanças físicas e comportamentais que pode resultar em emoções confusas. Esses sentimentos podem deixar as crianças se perguntando se fizeram algo errado ou se preocupando de que seus avós não as amem mais. Se você acha que é a hora de ter uma discussão familiar sobre o diagnóstico de um idoso, essas dicas serão úteis:


Esclareça que Alzheimer é uma doença:

Primeiro, explique que a vovó ou o vovô têm uma condição médica que dificulta a lembrança das coisas. A doença faz com que eles tenham dias bons e dias ruins. Nos piores dias, um avô pode agir de forma estranha e não conseguir se lembrar das pessoas que ama. Isso não significa que eles não amem seus netos. É a doença que os leva a agir de forma diferente.

Mantenha as explicações simples:

A doença de Alzheimer é uma doença difícil até mesmo para os adultos entenderem. Para crianças e adolescentes, pode levar a mais perguntas do que respostas. Fale sobre a doença de Alzheimer em termos gerais e pule todos os detalhes que eles não precisam ouvir por enquanto.

Forneça tranquilidade:

Sentimentos feridos e medo, especialmente em relação a um ente querido, podem ser difíceis para as crianças entenderem e expressarem. É por isso que é tão importante tranquilizar as crianças de que as mudanças que estão testemunhando em um avô são causadas pela doença.

Enfatize que a doença de Alzheimer não é contagiosa:

Uma preocupação que as crianças podem ter é que um pai também “pegue” a doença de Alzheimer. À luz da pandemia de COVID-19 em andamento, as crianças podem ficar especialmente temerosas pela segurança dos pais. Certifique-se de que eles saibam que a doença de Alzheimer não é contagiosa e você não a pega como a gripe ou o coronavírus. Foque nas habilidades remanescentes do idoso: Aqui está uma dica final enquanto você se prepara para conversar com seu filho ou adolescente sobre o diagnóstico de um avô. Tente se concentrar no que os dois ainda podem fazer juntos. Enfatize as habilidades restantes dos avós em vez de se concentrar no que eles perderam.

Você pode escrever uma lista de atividades que seus filhos ainda podem fazer com seu ente querido, apesar da doença:

>>Criação de projetos artísticos e artesanais >>Ouvindo música >>Tendo uma festa de dança >>Alimentação e observação de pássaros >>Assar e decorar biscoitos >>Não se esqueça de pedir às crianças que compartilhem suas ideias também! Como encontrar suporte para cuidados com a memória Cuidar de um idoso com doença de Alzheimer ou uma forma semelhante de demência pode consumir tudo. Normalmente chega um momento em que as famílias percebem que precisam de ajuda externa. O cuidado com a memória pode vir de muitas formas, desde um cuidador em casa até uma casa de repouso. Se você decidir que o suporte à memória em uma casa de repouso é a melhor opção para seu ente querido, essa ferramenta gratuita pode ser interessante. Como achar uma casa de repouso para estes queridos com demência ou Alzheimer fornece uma lista de verificação para ajudá-lo a encontrar o melhor ajuste para seu ente querido. Abrange tópicos que vão desde a localização até o calendário de atividades diárias.

 

77 views0 comments
Nosso Lar transp.png
bottom of page